O carboidrato é conhecido como um vilão quando falamos em dieta e emagrecimento. Mas nem tudo é verdade quando falamos de carboidratos. Para não restar dúvidas, vamos conversar um pouco sobre esse amiguinho que nos dar força e energia para realizar as atividades do dia a dia.

As principais fontes de carboidratos são as raízes, os grãos e os cereais integrais. O carboidrato não pode ser cortado da dieta assim como as vitaminas e as proteínas, ele também tem um papel importante no nosso corpo. Apesar dele ser importante, não é recomendado que seja consumido em excesso.

Quando a ingestão de carboidrato é cortada, o corpo começa a ter uma carência de energia e vai suprir retirando de outros nutrientes como as proteínas o que pode causar uma debilidade muscular. Outros problemas como falta de concentração, tonturas, alterações de humor, angústia, ansiedade e até depressão são causados pela falta de ingestão de carboidratos.

Quando a intenção é controlar o peso é ideal é evitar e diminuir os carboidratos simples e fazer uso dos carboidratos complexos. Mas quais são os mais complexos? Os simples são mel, açúcar, pão branco, macarrão, refrigerante…todas essas delícias se transformam em gordura em um processo que poder não ser nada saudável para o nosso organismo.

Nutrição em Dia | Carboidratos, Proteínas e Lipídios - Juliana Goes

Os complexos são a batata doce, inhame, aipim e as sementes. A farinha branca e o açúcar se consumidos em excesso são prejudiciais a saúde e podem levar ao aumento da glicemia. O importante é manter o equilíbrio durante a alimentação e deixar os exageros para uma vez ou outra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui