Os melhores exercícios para tonificar pernas e glúteos

A modelo e personal trainer norte-americana Alexia Clark revelou uma dica que permite trabalhar pernas e glúteos ao mesmo tempo. Ela postou no instagram como adaptar um exercício e incluir na rotina de quem busca pernas torneadas e bumbum durinho.

Trata-se de uma variação do agachamento, mas que intensifica o treino. O movimento consiste em utilizar uma fita elástica entre as penas e dar passos laterais.

Alexia aconselha fazer o exercício por 40 segundos, descansar por 20 e repetir entre 3 a 5 séries. Além disso, relembra: “qualidade é melhor que quantidade”.

Agachamento:

O agachamento é um dos exercícios mais completos da musculação e permite trabalhar diversos músculos, articulações e tendões, principalmente das pernas e glúteos.

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Trata-se de um movimento que utiliza o peso do próprio corpo, mas que também pode ser incrementado com pesos, saltos e com fitas elásticas, como Alexia Clark demonstrou.

Agachamento correto

Para evitar lesões, é importante que durante as sequências a postura esteja ereta, o abdômen contraído e agache como se fosse sentar numa cadeira, sem levantar os calcanhares. Nunca deixe os joelhos ultrapassarem a linha da ponta dos pés.

Ao acrescentar carga, tenha cuidado para que não sobrecarregue a coluna. Se sentir o corpo curvar para frente, é melhor diminuir o peso.

Benefícios do agachamento

O movimento trabalha glúteos, abdômen, coxas e lombar, e possui muitas variações, como afundo, sumô e agachamento com salto, e se acrescentar carga nos membro superior, terá quase o corpo inteiro exercitando.

Com pernas e glúteos tonificados, os movimentos cotidianos, como sentar e levantar ficam mais fáceis. Por isso, ele é indicado tanto para quem quer melhorar o condicionamento físico e quem procura definição.

Realizando o movimento de forma correta, há uma melhora da capacidade respiratória e no sistema cardiovascular. Além disso, o agachamento também ajuda a melhorar a postura da coluna e diminui dor nas costas.

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